sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fenômeno “Terras Caídas” ameaça ribeirinhos em Santarém

Eliene Amaral, da Defesa Civil de Santarém, diz que muitas famílias já foram remanejadas do local

Eliene Amaral, da Defesa Civil de Santarém
Depois de perderem parte de seus imóveis por causa do fenômeno das terras caídas durante o período chuvoso deste ano, moradores de Fátima do Urucurituba, comunidade ribeirinha do rio Amazonas localizada no interior de Santarém, reclamam da falta de assistência por parte dos órgãos competentes do Município. Dezenas de famílias que residem na comunidade, distante uma hora e meia de barco de Santarém, continuam sendo vítimas do fenômeno chamado de “terras caídas”.

De acordo com os comunitários, das 71 famílias que moravam em Fátima do Urucurituba, hoje somente 20 insistem em continuar na localidade, alegando que não têm para onde ir. Já as outras 51 famílias abandonaram a comunidade e moram hoje em outros locais, como em áreas de invasão, na zona urbana de Santarém.
As famílias que continuam na comunidade estão em pânico e preocupadas com o futuro, temendo um novo desastre. Os ribeirinhos afirmam que além de ser um fenômeno natural provocado pela queda de barrancos do rio Amazonas, as terras caídas são também provocadas pelos grandes navios carregados de bauxita que passam em alta velocidade, provocando pressão sobre a barranca do rio e ajudando na destruição das margens.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fenômeno das terras caídas acontece todos os anos neste período de vazante na comunidade de Fátima do Urucurituba. A força da água leva casas, barcos, árvores e blocos de terra para o fundo do rio.

Uma estatística da Defesa Civil aponta que em Fátima do Urucurituba existiam 71 famílias, sendo que duas tiveram as residências levadas pela correnteza e sete tiveram que desmontar suas casas por precaução.
Em visita ao local, as defesas civis estadual e municipal constataram que as famílias que ainda estão na comunidade correm risco. Eliene Amaral, da Defesa Civil de Santarém, diz que as providências estão sendo tomadas para dar assistência às famílias, onde muitas já foram remanejadas, mas algumas continuam insistindo em morar na área de risco.
Fonte: RG 15/O Impacto


Prefeitura inicia obra de asfaltamento na Silvério Sirotheau

Máquinas da Prefeitura trabalham nos serviços preliminares de pavimentação asfáltica

Máquinas trabalham na Silvério Sirotheau
Iniciaram na quarta-feira, dia 27/07, os trabalhos preliminares de pavimentação asfáltica da Rua Silvério Sirotheau, no bairro do Mapiri. A obra está sendo executada por equipes da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), do Governo Cidade da Gente. O asfaltamento compreenderá o perímetro entre a Raimundo Fona até o lago do Mapiri, numa extensão de mais de 700 metros. Os trabalhos que estão sendo realizados são de limpeza mecanizada. A próxima etapa será de terraplenagem da via, onde será feito o lançamento de material para sub-base e base, assentamento de meio-fio para drenagem superficial. A última fase da obra será o efetivo asfaltamento.

O asfaltamento desse trecho da Silvério Sirotheau está orçado em aproximadamente R$ 403 mil. Os recursos para a obra são provenientes de um convênio assinado ente a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) e o governo do Estado do Pará, através da secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF).
O mesmo convênio entre prefeitura de Santarém e governo do Estado assegura o asfaltamento da Travessa Luís Ozório e Avenida Plácido de Castro.
Antes do início da obra, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e o secretário de Infraestrutura, Inácio Correa, reuniram com os moradores da Silvério Sirotheau e anunciaram o investimento público.

Fonte: RG 15

Lula nega que disputará Presidência em 2014

No segundo dia de compromissos no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que pretenda disputar a Presidência da República em 2014 e disse que a presidente Dilma Rousseff só não tentará a reeleição se não quiser. Lula respondeu ao ex-governador de São Paulo, José Serra do PSDB, que disse acreditar em uma candidatura do ex-presidente em 2014.
"Só há uma hipótese de Dilma não ser candidata: ela não quiser. O Serra está preocupado é com a candidatura dele próprio e não consegue nem resolver os problemas internos do PSDB", disse Lula em rápida entrevista depois de participar de um seminário na Escola Superior de Guerra (ESG).
Lula estava acompanhado, entre outras autoridades, do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que na semana passada disse ter votado em Serra, de quem é amigo, e não em Dilma na eleição de 2010. Lula defendeu Jobim. "Tem gente que não gosta de mim e votou em mim, tem gente que gosta de mim e não votou. Não se pode fazer política pensando nisso", afirmou Lula.
Durante a palestra, Lula disse que a oposição torce contra o governo. "Quando você ouvir o cara de oposição falar 'estou torcendo para dar certo', não acredita, não. É o inverso. Eles estão torcendo para a inflação voltar, para o desemprego aumentar", disse o ex-presidente à plateia formada por militares alunos da ESG. (Agência Estado)

Fonte: Diario Online

Primeiro Campeonato de 'Gaymada' em Santarém

O campeonato de ‘gaymada’ iniciou-se ontem dia (28) na quadra do mascotinho localizada na orla da cidade e segue até o sábado (30).

Com uniformes de cores vibrantes que representam o orgulho gay, os atletas realizaram a abertura dos jogos.


A presença intensa do público demonstrou que Santarém adere ao fim do preconceito.

A vendedora Gleice Lima afirma: “Eu acho muito importante quebrar o preconceito. Cada qual tem que escolher o que quer da vida (...) então a gente tem que respeitar o espaço de cada um”.

Seis times participam da competição. Para os atletas, enfrentar o preconceito e a discriminação é poder mostrar através do esporte que todos são iguais.

Hoje (29) o torneio será realizado no complexo gavião, na antiga Embratel e o encerramento ocorre no sábado (30) com a entrega de troféus às equipes campeães e a Musa da campeonato.
 
Fonte: Blog do Jk